PROJETO DE PESQUISA RESUMIDO
TÍTULO: FUNDAMENTOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
SUB TÍTULO: A CRISE CONTEMPORÂNEA E SUAS EXPRESSÕES NA CULTURA PROFISSIONAL
APRESENTAÇÃO
O presente projeto de Pesquisa foi elaborado para o Departamento de Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a ser iniciado no 1. Semestre do ano 2000.
Considera-se que as mudanças macrosocietárias produzem alterações nas demandas profissionais, nos espaços de intervenção, modificam as expressões das questões sociais base de fundação da profissão provocam uma redefinição dos objetos de intervenção, atribuem novas funções à profissão e novos critérios para a aquisição de novas legitimidades, requisitam a adoção de outros valores e princípios ético-políticos. O que se pretende afirmar é que as alterações no "mundo do trabalho", na esfera do Estado, nas políticas sociais estabelecem novas mediações que se expressam nas condições objetivas e subjetivas (materiais e espirituais) sobre as quais a intervenção se realiza e incidem sobre as respostas sócio-profissionais aos novos processos. Frente a estas transformações, a dimensão instrumental da profissão passa a necessitar de vínculos cada vez mais estreitos com um projeto ético-político em defesa dos direitos sociais e da democracia, valores estes, que no nosso entendimento, estão consubstanciados na cultura profissional, notadamente no projeto ético-político de ruptura.
Por fundamentos do trabalho do assistente social estamos considerando as mediações sócio-históricas objetivas e subjetivas que se colocam ao trabalho do assistente social resultantes das determinações societárias mais amplas e que particularizam-se em determinações próprias da cultura profissional. Esta, como construção coletiva e base na qual a categoria se referencia, constitui-se objeto da presente pesquisa.
EIXO DA INVESTIGAÇÃO
As expressões que a crise capitalista atual, como crise global do capital, adquire nos elementos que compõe a cultura profissional, quais sejam: nos objetos, objetivos, princípios, valores, finalidades, orientações políticas, referencial técnico, teórico-metodológico, ídeo-cultural e estratégico, modos de operar, tipos de respostas, projetos profissionais e societários e racionalidades que se confrontam.
Com essas breves alusões à cultura profissional importa-nos compreender, através da análise sistemática dos dados coletados nas diferentes fontes a serem pesquisadas, a maneira como a reestruturação do capital (a qual implica numa flexibilização e racionalização do trabalho e dos direitos sociais) e a ofensiva neoliberal se traduzem nas particularidades do Serviço Social. Tais modificações (em nível de mutações e metamorfoses), alterando a divisão sociotécnica do trabalho modificam os fundamentos sócio-históricos, teórico-metodológicos e ético-político do Serviço Social e refletem no cotidiano profissional, nas formas de intervenção profissional, nos modos de operar e no tipo de respostas, enfim nas formas de existência e de consciência do assistente social.
A hipótese é a de que, norteados pelo projeto ético-político da profissão, o assistente social vem encontrando formas de compatibilizar a efetividade da flexibilização (a insegurança no trabalho) e os direitos dos trabalhadores. O profissional vem propondo a criação e viabilizando estratégias que garantam o direito ao trabalho e os direitos do trabalhador a qualquer custo. Reconhecer o direito do trabalhador e assumir a ética do trabalho (em oposição a ética do capital), parece ser um compromisso assumido pelos profissionais, face ao código de ética, seja dentro de uma perspectiva de reformar conservando a ordem ou de romper com ela.
OBJETO
Os fundamentos sócio-históricos e ídeo-culturais do Serviço Social na década de 90, subjacentes à cultura profissional.
OBJETIVOS
Captar, analisar, refletir, compreender, as mediações que vão dos fundamentos teórico-metodológicos e ídeo-políticos até as mediações sócio-históricas do trabalho profissional na década de 90;
Submeter os fundamentos sócio-histórico, teórico-metodológicos e ídeo-políticos do Serviço Social à crítica radical;
Vislumbrar e construir as estratégias técnico-políticas e sócio-profissionais necessárias ao trabalho profissional na cotidianeidade, convertidas em ações cotidianas, à luz das componentes progressistas do processo histórico.
AS ETAPAS DA PESQUISA
Pesquisa Teórica e Bibliográfica que resulte em um conjunto de papper e/ou textos didáticos sobre os fundamentos da ordem burguesa: A produção e a reprodução da vida material e da subjetividade, do ponto de vista da Teoria do Valor-Trabalho de Marx e a racionalidade que dela deriva. A Lei Geral da Acumulação Capitalista. A teorias das crises capitalistas como inerentes ao modo de ser do sistema. A crise contemporânea, como fundamento do trabalho profissional na atualidade.
Pesquisa pela Internet que resulte no mapeamento das pesquisas afins que estão sendo realizada em outros Estados e países.
Divulgação do projeto e intercâmbio com outras pesquisas do gênero.
2.1. Pesquisa Teórica e Bibliográfica que resulte em textos didáticos para subsidiarem as disciplinas "Fundamentos históricos e teórico-metodológicos I" e "Seminário de Prática I" sobre os temas:
A racionalidade da ordem burguesa e o Serviço Social: os fundamentos sócio-históricos, político-econômicos e ídeo-culturais do Serviço Social e as racionalidades que os constituem. (A questão social e as formas contemporâneas de enfrentamento pelo Estado e pela sociedade civil; a questão social e suas expressões, as questões socais como objeto de tratamento do Estado por meio das políticas sociais). Realização de eventos sobre os fundamentos da Reforma do Estado, Gerência Social e Filantropia Empresarial.
2.2. Elaboração do Sub-projeto II - "Oficina de textos" - Buscar apoio financeiro e institucional
Pesquisa teórica e bibliográfica sobre Os fundamentos do exercício profissional na contemporaneidade: As metamorfoses da questão social. Relações Estado e sociedade civil. A reestruturação produtiva, os processos de racionalização do capital, do Estado e da força de trabalho: Novos processos de trabalho, nova divisão técnico-funcional do trabalho, novas especializações, novas exigências às profissões, novos perfis profissionais.
Execução do Sub-Projeto II: Oficina de textos
Elaboração do Sub-Projeto III - Oficina de Instrumentação: Instrumentos e Estratégias
Os fundamentos teórico-metodológicos, os princípios ético-políticos, as posturas teleológicas, as atitudes e habilidades profissionais. A cultura profissional: objetos, objetivos, valores, princípios, referencial teórico-metodológico e estratégico, instrumental técnico-político. Conteúdos para a formação profissional. O ensino teórico-prático no Serviço Social
Público alvo
Estudantes de Serviço Social, Assistentes sociais, Pós-graduandos, Professores
Resultados Esperados:
Produção de textos e outros instrumentos, realização de Laboratórios e Oficinas, que subsidiem as disciplinas do currículo.
Realização de eventos acadêmicos e profissionais
Consolidação de dados qualitativas e quantitativos sobre o exercício profissional
AAA